Home | Esse sou eu | Minhas Paixões | Meus Causos | Álbum de Fotografias | Páginas Interessantes | Blog

Estatística - Silva Jardim, 1948

Ademar Pedro Xavier

O documento que rendeu as homenagens e o prêmio de Estatística no Estado.
Datilografado, com 17 páginas, o documento tem muitas coisas interessantes sobre a vida do município naqueles tempos. 

O documento original
docpapaiestat.jpg
Detalhe da data e assinatura.

SILVA JARDIM

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

(1948)

 

GEOGRAFIA

 

RESUMO HISTÓRICO: O município de Silva Jardim, um dos maiores da Baixada Fluminense, é o antigo Capivari. Primitivamente foi território da freguesia da Sagrada Família do Ipuca, em 1797. Quando a sede dessa freguesia foi transferida para Barra de São João, os moradores de Capivari pediram ao bispo que criassem nessa povoação uma freguesia, a qual foi criada pela Provisão de 09 de outubro de 1810, sob a inovação de N.S. da Lapa de Capivari. Em 1838 já era distrito de paz. A lei n° 239, de 08 de maio de 1841, erigiu a freguesia em vila com a mesma denominação de N.S. da Lapa de Capivari. Foi inaugurada em 06 janeiro de 1843. Mas já neste ano a legislação referia-se a vila com o nome de Capivari e N.S. da Capivari. Foi elevada a categoria de cidade pelo Decreto n° 28, de 03 de janeiro de 1890.

Na divisão administrativa de 1939 – 1943, teve o nome de Silva Jardim, ardoroso propagandista republicano, nascido no município, em homenagem a sua memória, o distrito de Aldeia Velha. Devendo ser mudado o nome do município, a prefeitura propôs que lhe fosse dado o de Silva Jardim.

 

SUPERFÍCIE: a sua superfície está calculada em 1013 km quadrados, ocupando no Estado o 11º lugar em extensão territorial.

 

ALTITUDE: a cidade está situada a 14 metros acima do nível do mar.

 

POPULAÇÃO: a população do município está estimada em 12.993 habitantes, assim distribuídos: 1º distrito – 6425; 2º distrito – 1277; 3º distrito – 2455; 4º distrito – 2836.

 

VILAS E POVOADOS: Possui o município 3 vilas e 4 povoados. As vilas são: Quartéis, Gaviões e Correntezas; e os povoados: Imbaú, Cesário Alvim, Juturnaíba e Poço D’Anta.

 

OROGRAFIA: o sistema orográfico é o das Serra dos Órgãos, representado pelas seguintes serras: São João, que limita-se com o município de Nova Friburgo, e tem como pico culminante “O Corcovado”; além destas a Serra do Gatos, a da Caatinga, a de Imbaúbas, a Escura, a Queimada e muitas outras.     

 

RIOS: cortam o município 25 rios, sendo o São João o maior, nasce na Serra de Sant’Ana e vai desaguar no Oceano, no lugar de Barra de São João, município de Casimiro de Abreu, percorrendo a extensão de cerca de 40000 metros. São seus afluentes pela margem esquerda, os rios Crubixás, Águas Claras, Bananeiras, Vargem Grande e outros de menor importância; e pela margem direita o Capivari, Bacaxá, Aldeia Velha, Gaviões, Águas Limpas, Cachoeiras Grandes e Salto D’Água.

 

LAGÔA: existe no município a conhecida lagoa de Juturnaíba, a margem da estação férrea desse nome, a qual é cortada pelos rios Capivari e Bacaxá, hoje bastante aumentada devido a obstrução desses rios, por isso que mede 6000 metros de comprimento por 3800 metros de largura, com profundidade entre 8 e 10 metros ao centro.

QUEDAS D’ÁGUAS: existem no município inúmeras quedas de águas, destacando-se Salto D’Água no lugar desse nome, distante da cidade 9 km, ótima para força hidráulica, e que até a data não teve aproveitamento. E muitas outras, que movimentam vários engenhos em diversas partes do município.

 

ÁGUA: a cidade é abastecida por excelente água encanada, sendo o serviço mantido pela municipalidade, dispondo de rede própria, numa extensão de 7000 metros, com açude e caixas receptoras e distribuidoras, provendo a água da “Serra Queimada” numa altitude de 400 metros; o manancial é abundante, chegando porém em quantidade diminuta, dado o mal estado e deterioramento do encanamento de ferro galvanizado em uso à 50 anos.

 

LUZ: a cidade recebe iluminação de luz elétrica, feita pela Empresa de Luz de Capivari, situada nesta cidade e de propriedade de Mauro Canavezes  de Macedo, que mantém com a prefeitura contrato para iluminação pública e domiciliar; é movida por força a óleo cru – Potência utilizada: motor propulsor a óleo cru, marca “Bolinder” 25 H.P., 800 rpm. Gerador: corrente contínua Oerlint Sisso ou Orlincon 14KW, (25 HP) , 125 Vts, 1400rpm, 112 Ampéres; acionado por contra com potência de 14,72KW. Distribuição em postes de cimento armado com 120 Volts de tensão em fios de cobre n°6 em extensão de linha de 3000 metros. Funciona atualmente das 18 às 22 horas no período de maio a agosto e das 18 as 23 horas, nos meses seguintes, com o consumo mensal de 500 Kilos de óleo e 120 litros de lubrificantes. O fornecimento domiciliar é feito através de medidores.

 

INSTRUÇÃO E SAÚDE: o município tem 11 escolas primárias estaduais, uma Típica Rural, um Grupo Escolar criado no Governo do Comandante Ary Parreiras, e quatro escolas primárias municipais. O serviço de Saúde Pública está a cargo de um Posto de Higiene, mantido pelo Estado, com um médico e dois guardas, e existe também o Serviço Nacional de Malária, a cargo de guardas.

 

TEMPERATURAS: Máxima: 32 graus ; Mínima: 17 graus. Médias: verão 29 graus e inverno 23 graus.

 

LIMITES: limita-se ao Norte com os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacú, pela serra dos Órgãos; ao Sul com os de Araruama e Rio Bonito, pelo rio Bacaxá; a Leste com o de Casemiro de Abreu, pelo rio Aldeia Velha; e ao Oeste ainda com os de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacú.

 

DIVISÃO ADMINISTRATIVA: possui o município 4 distritos, tendo as seguintes denominações: 1º Silva Jardim (sede); 2º Quartéis; 3º Gaviões e 4º Correntezas. Pela nova divisão territorial, entrada em vigor no dia 1º de janeiro de 1938, os distritos passaram a ter a categoria de vilas, com exceção de 1º que tem a de cidade. Todos os distritos vêm da criação do município em maio de 1927. Estão eles situados em zona serrana, de clima variado, apenas endêmico na faixa cortada pelo rio São João. O primeiro distrito limita-se com os demais nas seguintes condições: com o 2º com o rio São João; com o 3º pela Serra do Azeredo; e com o 4º pela linha que partindo da Serra Queimada vai até encontrar-se com o rio São João.

 

CIDADE: a cidade, situada na parte baixa do município, possui boa topografia. As suas ruas em número de doze e uma praça, nenhuma delas calçadas, todas planas, abaulada e bem demarcadas, causam ao visitante boa impressão. As únicas duas elevações existentes prestam-se a dois fins importantes – a igreja Matriz e ao Cemitério da sede. Possui a cidade um elegante edifício de moderna architetuta onde funciona o Grupo Escolar Silva Jardim, situado na rua de mesmo nome. A prefeitura trata com grande zelo o asseio da cidade, mantendo o serviço de coleta de lixo nas vias públicas e casas particulares.

Enter content here

Enter content here

Enter content here

Enter content here

Enter supporting content here

brkzilbandeira.gif

Grande pai, irmão, filho e amigo.